Celebração, comunhão e momentos de adoração e quebrantamento marcam CONAD 2014

Quem já participou do Congresso Estadual de Adolescentes (CONAD) pode afirmar que este é mais do que um congresso. Ele é uma grande festa de celebração, onde adolescentes de todo o estado se reúnem para um final de semana onde a programação é totalmente direcionada para eles. O já tradicional evento alcançou tamanha proporção, que hoje é dividido em três etapas e acontece anualmente. Em 2014, Julho e Agosto tiveram alguns seus finais de semana reservados pela coordenadora estadual do Grupo Missionário de Adolescentes (GMA), Pastora Rosiléia Santos, para a realização do evento. No total, mais de 3000 pessoas estiveram em todas as etapas que aconteceram no espaço de eventos Pousada do Rei, em Sarzedo, município da Grande região de Belo Horizonte. A equipe do Portal IEQ – MG esteve presente no CONAD e detalha os principais momentos de um dos melhores congressos da Igreja do Evangelho Quadrangular no estado mineiro.

Ao chegar ao local, já é perceptível a comoção dos adolescentes e a alegria pelo reencontro. Os conadeiros (como se autodenominam os congressistas) estão conectados virtualmente durante todo o ano nas redes sociais. Grupos e comunidades nas mais variadas plataformas digitais, foram criados se tornando um canal oficial. Informações e a expectativa pela chegada do tão aguardado CONAD são compartilhada e monitorada por eles.

Antes da abertura oficial, o bate papo, as tradicionais brincadeiras no pátio do sítio, as rodas de música ao som de violão e um DJ já animavam os conadeiros em todos os ambientes do sítio. O clima de descontração já começa na saída de cada igreja até a chegada no Pousada do Rei. Uma equipe de recepção devidamente preparada recebe os adolescentes que chegam em vans, carros e ônibus de todas as superintendências e regiões da capital e do interior.

Às 22 horas de sexta-feira, já estava tudo preparado para o início do congresso. A ansiedade toma conta de cada adolescente que espera pelo derramar do poder do Espírito Santo sobre sua vida. Quando no painel de led inicia a exibição do primeiro de vídeo, literalmente ouvimos uma explosão de celebração em todo o salão. No clipe, fotos e informações do evento com as participações e a programação de todo o final de semana. Pastores, ministros de louvor são ovacionados à medida que aparecem na tela. Ao fundo do vídeo, ouvimos música tema do congresso, “Quando o mundo cai ao meu redor” do ministério de Louvor Livres para Adorar. Começa oficialmente mais uma etapa do CONAD 2014.

[Leia a entrevista com a pastora Rosiléia]

Um misto de emoção e euforia toma conta de todos quando a Pastora Rosiléia entra e os convida para juntos cantarem a música feita exclusivamente para o congresso. Com uma letra fácil e gostosa de ouvir, um grande coral de vozes cantava a letra de “Quem tá dentro não sai mais, quem tá fora quer entrar e o CONAD não tem hora pra acabar”. O louvor de abertura não poderia ter sido melhor. Canções como Nova criatura (Kléber Lucas), Dançar na chuva (Fernandinho), Deus da minha vida (Thalles Roberto) e o Hino do cantor Fernandinho fizeram parte de um repertório especial naquela noite. Em cada música, era possível ouvir os adolescentes cantando quase uníssonos com a banda presente.

Bem como disse a canção, o CONAD realmente não tem hora pra acabar e isso é muito bom. Ainda na sexta-feira, o cantor e pregador Jonathan Farias, trouxe o que seria um verdadeiro Hit do evento, o “Quebra tudo Deus”. A letra e o ritmo pentecostal e uma coreografia bem ensaiada ao longo de cinco anos de participação do ministro, fazem desta música um dos pontos altos em todas as etapas do congresso.

O rock gospel esteve muito bem representado com a banda Freedom. Um projeto dos músicos Roger Franco, André D’Ávila e Samuel de Oliveira, que já foram parte do Ministério “Paixão, Fogo e Glória” ao lado de David Quinlan. Hoje, os músicos e levitas assumem a guitarra, baixo e bateria respectivamente no novo trabalho. Wesley Dutra assumiu o vocal e assim a palavra de Deus tem sido promovida através da boa música cristã. Vindos do Rio de Janeiro especialmente para o evento, o ministério PDT (Por Tua Graça) também marcou presença no congresso e a banda Sedentos Soul fizeram parte da programação especial de Louvor e adoração. Larissa, uma adolescente da 14ª região e a banda oficial do CONAD foram mais alguns nomes desta equipe de adoradores.
Eli Soares, que vem se destacando no cenário nacional pelas interpretações de canções que vão desde as músicas pop às letras de adoração, conseguiu animar ainda mais os adolescentes e levá-los a adoração. Com canções como Me ajude a melhorar e sua versão da conhecida Deus está aqui, em uma versão mais pop, o ministro com sua voz forte e comprometimento com a palavra de Deus esteve nas três etapas do evento. Batemos um papo com o cantor e você pode ler a entrevista completa aqui.

[Leia a entrevista com Eli Soares]

E não apenas os momentos de louvor tiveram importância na programação, mas todas as pregações foram edificantes e trouxeram um grande avivamento. Com o grupo de trabalho e congressistas envolvidos, as ministrações da palavra de Deus contaram com um time de pregadores que dedicam seu tempo a obra e cumprimento do ide de Jesus. O jovem pastor Jefferson Dias, que hoje é um líder do GMJ (Grupo Missionário de Jovens) na 875º região foi o primeiro pregador a levar a palavra. O coordenador nacional de adolescentes, pastor Jeferson também esteve entre os preletores. Apostolo André Ricardo, Jonathan Farias e pastor Lúcio dos Santos também marcaram presença na terceira etapa. A coordenadora, pastora Rosiléia, foi à pregadora do domingo com uma mensagem forte embasada no tema do congresso, geração de profundidade.

Outros pastores foram ao local para prestigiar e dar uma palavra de incentivo ao GMA. O Pastor Henrique Braga falou sobre cidadania. Enquanto o pastor D’Avila, de forma bem humorada deu dicas de relacionamento. O coordenador estadual do COMMEQ (Coordenadoria dos Ministérios de Música (artes) do Evangelho Quadrangular), pastor Eliéser D’Avila, aproveitou a oportunidade para convidar os líderes e membros de ministérios de louvor, dança e teatro para se integrarem a nova proposta da coordenadoria.

Como não podia ser diferente, a dança sempre tem presença garantida no CONAD. Sábado a noite se tornou um dia especial e é um dia muito aguardado por todos. É nele que acontece o Wintershow Case, um momento dentro do CONAD focado apenas nesta arte. Ministério Asafe da Comunidade do Reino de Deus (Vale do Jatobá) realizou uma apresentação incrível com luz neon. O street dance foi represendado pelos grupos Dooms Day, Shekinah (32º região) e 1 Up Crew. Já o ministério IDE (1ª região) apresentou a dança profética em uma coreografia bem elaborada e passos de difícil execução que encantaram a todos.

O balanço da realização do evento não poderia ser melhor. A liderança sempre presente, alinhada com o carisma da pastora Rosiléia, garante a leveza do encontro de adolescentes do estado. Todos os ministros de louvor eram de fato adoradores e cumpriram bem seu papel. Pastores e pregadores inspirados pelo Espírito Santo deixaram frutos em cada coração com as palavras ministradas. E neste momento, destacamos a equipe do CONAD. Um grupo bem alinhado, presente e organizado em todos os setores garantiram o bom funcionamento do evento. Para a coordenadora, o congresso tem êxito e ganhou proporção graças a esta equipe, que trabalha com dedicação e compromisso.

Samuel, um adolescentes da 12º região, afirma que sua experiência foi profunda e tremenda. O adolescente já havia ido outras vezes, mas diz que está foi à melhor a edição de todas. “Essa é a terceira vez que eu venho aqui e a experiência de Deus na minha vida foi algo surpreendente que não consigo nem explicar. Antes eu vinha e não entendia, hoje vejo o propósito que Deus tem sobre este lugar e o que Ele fez foi realmente profundo”, conclui Samuel.

[Confira as fotos do evento]

Assim, com o termino do final de semana, fica o sentimento de saudades e a espera pelas fotos e vídeos que circularão nas redes sociais. Uma página e um perfil no facebook e muitas hashtags fazendo menção a um dos melhores congressos de coordenadoria do estado. E pra quem não foi este ano, já adiantamos que a edição do ano que será mais que especial. Ela será marcada pelo aniversário de 15 do congresso estadual de adolescentes. Se programe, por que quem ta dentro não sai mais, quem ta fora quer entrar e o CONAD não tem hora pra acabar.

Quadrangular, uma igreja em ação.

Para você

Entre em contato

Redes sociais

Todos os direitos reservados © 2022