Nascido em um lar evangélico, Eli Soares se tornou um importante nome mercado gospel. Natural de Belo Horizonte, o cantor começou a carreira na música com apenas 7 anos de idade. Conhecido no Brasil pelo grande carisma e talento musical, o cantor Eli Soares relançou em fevereiro de 2014 o CD Casa de Deus, primeiro do artista pela Universal Music Christian Group (UMCG).
Eli participou do CONAD 2014 (Congresso de Adolescentes) em Minas Gerais. A equipe do Portal I.E.Q – MG aproveitou a oportunidade e bateu um papo com o ministro de louvor. Carreira, ministério e projetos futuros foram alguns dos assuntos abordados. Confira a entrevista na íntegra.
Portal IEQ: Eli, muitos cantores tentam ganhar notoriedade no seu ministério. E você é músico desde os sete anos de idade e agora seu nome está ganhando uma proporção a nível nacional. Como foi sua trajetória até aqui?
Eli Soares: Eu sai de um berço evangélico e meus pais são as maiores referências que eu tenho. Hoje eles são colunas no meu ministério. Tive uma vida simples e um começo simples. Morei toda a vida com meus pais e só agora, após meu casamento, que sai da cada de meus pais e da região onde eu morava. Em minha família sempre reconhecemos a soberania de Deus, sabendo que ele era o provedor de todas as coisas. O começo de tudo é sempre o mais difícil, mas não posso reclamar. Deus sempre abriu as portas e enviou pessoas pra auxiliar minha caminhada. Deus foi fiel e tem sido fiel até hoje.
P.IEQ: Você disse que seus pais são suas referências. E na música gospel, quem te inspira?
E.S: Quem me inspira na música gospel é o Álvaro Tito. Ele é minha maior referência, um cara que eu admiro muito e tenho o prazer de dizer que ele é meu amigo. O Álvaro trouxe uma forma diferente de cantar para o Brasil. Por isso ele é minha referência até hoje.
P.IEQ: Eli, qual dificuldade o ministro da música cristã encontra hoje?
E.S: O mais difícil é permanecer na posição onde Deus quer que estejamos. Quando estamos na posição e estamos na brecha, Deus move tudo a nosso favor. O mais difícil não é dinheiro, não é a musica e não é gravar cd. O mais difícil é estar onde Deus quer que você esteja. Essa é maior dificuldade. Até entendermos isso, damos muitos murros em ponta de faca. Precisamos entender que devemos estar na posição certa, por que Deus tem poder pra abrir qualquer porta e em qualquer lugar. O que precisamos fazer é estar no centro da vontade de Deus.
P.IEQ: Falando um pouco do seu CD. A música “Me ajude a melhorar” estourou no Brasil inteiro e é um grande sucesso. Como foi o processo de composição da letra, como ela nasceu?
E.S: A música nasceu de um grito. Na verdade foi uma oração que se transformou em canção. Eu me lembro como fosse hoje, eu dentro do carro revoltado comigo pelo fato de Deus ser tão fiel e eu não fazer nada por Ele. E essa revolta dentro de mim acabou virando essa música. E graças a Deus, eu creio que ela tem abençoado várias pessoas. Posso dizer que ela deu tão certo por ser a nossa verdade. É algo que está dentro da realidade de todo mundo, estamos sujeitos e isso e precisamos melhorar todos os dias.
P.IEQ: E como está sendo a receptividade do CD casa de Deus?
E.S: O CD é uma coletânea de testemunhos meus. Fala da minha experiência, da minha vida e a minha nova concepção musical. Na estrada, conseguimos perceber o que realmente funciona musicalmente e essa maturidade foi essencial pra construção deste disco. Um CD precisa ter boa música, precisa ter conteúdo certo e letra. O Casa de Deus veio no momento certo e foi um mistura de tudo isso. Foi na hora certa, as músicas certas, o arranjo certo e tudo no tempo de Deus.
P.IEQ: Tocar no CONAD, como foi essa experiência?
E.S: Tocar no Conad foi uma maravilha. Nunca tinha tido essa experiência e no primeiro dia do evento eu vim com voz e violão. Logo depois, já pensei que precisaria tocar com a banda. Esse é um evento em que as pessoas estão prontas pra receber e com o coração aberto. Isso facilita muito a vida de um ministro. Tocar aqui foi uma honra muito grande. E poder dividir o altar com vários homens de Deus que são grandes referências no Brasil foi maravilhoso. E a pastora Rosiléia é uma figura que nem tenho o que falar. Minha esposa e eu temos aprendido muito com essa mulher de Deus. Foram três finais de semana de CONAD que abençoaram nossas vidas pra sempre.
P.IEQ: E quais são seus projetos futuros?
E.S: DVD ao vivo. É o que está no nosso coração e creio que Deus vai viabilizar tudo pra que esse projeto se concretize.
P.IEQ: Para fechar, gostaríamos que você deixasse uma palavra para os nossos leitores.
E.S: A minha palavra é para você não trocar sua primogenitura por um prato de lentinhas. Não troque tudo o que Deus tem pra você por algo banal, que vai passar rápido. O que Deus tem pra você sempre é bem melhor e maior do que qualquer coisa que o mundo possa oferecer. Se agarre na presença do Espírito Santo de Deus, seja um testemunho e um refletor do Pai.
Fique ligado! Em agosto o Portal IEQ – MG lança uma promoção exclusiva, valendo cd autografado do Eli Soares.
[one_third last=”no”][imageframe lightbox=”yes” style=”border” bordercolor=”” bordersize=”3px” stylecolor=”” align=”none” animation_type=”bounce” animation_direction=”up” animation_speed=”0.5″][/imageframe][/one_third]
[one_third last=”no”][imageframe lightbox=”yes” style=”border” bordercolor=”” bordersize=”3px” stylecolor=”” align=”none” animation_type=”bounce” animation_direction=”up” animation_speed=”0.5″][/imageframe][/one_third]
[one_third last=”yes”][imageframe lightbox=”yes” style=”none” bordercolor=”” bordersize=”3px” stylecolor=”” align=”none” animation_type=”bounce” animation_direction=”up” animation_speed=”0.5″][/imageframe][/one_third]