Projeto “Ser para Crescer” da Casa da Provisão promove Colônia de Férias

Neste período de Férias escolares o “Ser para crescer”, projeto mantido pela Casa da Provisão, preocupado com a segurança e o bem estar das crianças e adolescentes, assistidas pelo Projeto realizou uma semana de colônia de férias. Oficinas de música, teatro, dança, capoeira, circo e artesanato fizeram parte da programação desta semana especial, tais como atividades recreativas, gincanas e entrega de brindes e materiais escolares. As crianças ainda receberam lanche especial e almoço nos intervalos das atividades.

A equipe do Portal Quadrangular teve a oportunidade de participar da Colônia de Férias e conhecer um pouco da história destas crianças e adolescentes que são assistidas pelo projeto. São histórias que nos mostra uma triste realidade dentro da nossa sociedade e do nosso convívio. Ainda tão novas e já marcadas por situações conflituosas, muitas vezes dentro de suas próprias casas. Situações que não conseguiram tirar a inocência do sorriso de cada criança que vibrava e participava com entusiasmo de todas as atividades preparadas dentro da colônia de férias.

O “Ser para Crescer” tem sido um grande motivador na vida destas crianças. Algumas destas são privadas do convívio familiar, com pais envolvidos no mundo das drogas, álcool e outros já são reclusos em presídios ou são ausentes. O projeto é a oportunidade de transmitir a cada um dos envolvidos bons valores, princípios e auxiliar da formação de cada um.

A colônia teve início na segunda-feira com uma divertida oficina de música com a Pastora Míria Guedes e teve seu encerramento na quinta-feira, dia 22 de janeiro. Durante todos os dias, os participantes se envolveram em diversas atividades como capoeira, aulas de dança, atividades circense e diversas oficinas.
[two_third last=”no”][imageframe lightbox=”yes” style=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” animation_type=”0″ animation_direction=”up” animation_speed=”0.2″][/imageframe][/two_third]

Ainda dentro da colônia de férias, uma gincana foi organizada promovendo a integração entre eles. Divididos em duas equipes, eles puderam de participar de brincadeiras e atividades recreativas preparadas exclusivamente para a ocasião. Danielle Lúcia, voluntária da IEQ Pindorama,  esteve envolvida no planejamento das atividades e nos conta como esta gincana é importante para as crianças. ” Mais do que pontos nas brincadeiras, nós estamos incentivando as crianças na questão da organização. Todos os pontos das equipes, será convertido em dinheiro fictício. No final da gincana, os pontos somados e divididos entre os membros das duas equipes e convertidos neste dinheiro. Cada criança/adolescente receberá um valor específico para comprar itens que serão oferecidos numa lojinha que iremos montar. Assim, eles poderão comprar materiais escolares, produtos pessoais e guloseimas”. Danielle ainda alerta para a importância desta iniciativa. “Assim, já conseguimos desde cedo, orientá-los a serem econômicos e administrar suas finanças”.

O projeto “Ser para Crescer’ é mantido pela Associação Beneficente Casa da Provisão. A colônia de férias contou com o apoio do MQCC (Missão Quadrangular Cristo para Crianças), que é um departamento da Secretaria Estadual de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular,  da IEQ Pindorama e IEQ Milanês em agradecimento especial aos Pastores Adilson e Paula.

Conheça mais sobre o Projeto “Ser para Crescer”

Com apenas 4 anos de existência o projeto “Ser para Crescer” já tem muitas histórias para contar. A organização tem por objetivo proporcionar as crianças e adolescentes das comunidades da Vila do Índio e Apolônio um crescimento saudável com atitudes éticas. Com o trabalho realizado, a instituição contribui ativamente para inserção, promoção e cuidado social de cada indivíduo no contexto social em que vivem. No projeto são oferecidos cursos profissionalizantes e diversas oficinas para que estas crianças e adolescentes tenham acesso a cultura, conhecimento e  desenvolvam suas habilidades para que sejam qualificadas para a vida cotidiana, na vida escolar e inserção no mercado de trabalho.

Com um agenda de atividades bem trabalhada, todas as segundas-feiras as crianças participam dos encontros de capoeira, nas terças balé para as meninas e os meninos fazem aulas de futebol em uma quadra alugada pelo projeto. As quartas-feiras eles participam de aulas de circo e na 5 feira eles tem aulas de música. As sextas feiras a equipe de trabalho fica encarregada da parte administrativa para o bom funcionamento do projeto.

Atualmente, o programa recebe cerca de 60 crianças que são atendidas de segunda a quinta feira na sede da organização, localizada no bairro Santa Mônica. São crianças e adolescentes com idades entre 4 a 15 anos que participam das atividades oferecidas contra o turno escolar. Por isso, as atividades funcionam no período da manhã e no período da tarde para que todos possam ingressar e participar do funcionamento do projeto dando continuidade a seus estudos. Todas as atividades são desenvolvidas por uma equipe de orientadores e professores que são capacitados e especializados em suas respectivas funções.

De acordo com Ana Judith, coordenadora do projeto, o “Ser para Crescer” acolhe não só as crianças, mas também suas famílias. Esse suporte chega com indicação de emprego para os pais, acompanhamento nas atividades educativas, de recreação e todas as famílias recebem por mês, uma cesta básica. Para Ana, essas atitudes são de grande importância para que as crianças tenham um aprendizado mais sólido e efetivo e se sintam assistidas. O objetivo central do projeto é oferecer um trabalho de qualidade para que elas não se envolvam em caminhos como o de tráfico de drogas comum na região em que moram.

[imageframe lightbox=”ues” style=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” animation_type=”0″ animation_direction=”up” animation_speed=”0.2″][/imageframe]

Ana ainda afirma, que as crianças que participam do projeto tem mostrado um resultado satisfatório dentro e fora da associação “Temos conseguido perceber a transformação de cada um dos que fazem parte do projeto. O rendimento escolar melhorou, o trato com a família e a sociedade, o convívio com outras crianças e adolescentes e até mesmo o comportamento nas escolas com professores e colegas.  E perceber que nosso trabalho tem feito a diferença na vida deste pequeno grupo de pessoas é muito satisfatório e gratificante”.

Para Ana, desempenhar este papel tem sido recompensador. “O objetivo é mostrar um caminho diferente deste em que eles eles convivem e mostrar que podem fazer a diferença dentro de sua Comunidade”.

O projeto já recebeu a Pastora Bianca de Oliveira, que se apresentou com a Tenda da Alegria e os Quadradinhos que levaram alegria para as crianças em momentos memoráveis.

A instituição também auxilia as crianças com doações de material escolar, roupas e calçados. Doações estas que são estendidas as famílias. Você também pode ser parte ativa e importante deste lindo projeto com suas doações e até mesmo como voluntário.

Fotos: Luizinho D’Àvila

[tagline_box backgroundcolor=”” shadow=”no” shadowopacity=”0.1″ border=”1px” bordercolor=”” highlightposition=”top” link=”” linktarget=”_self” buttoncolor=”” button=”” title=”Como ajudar?” description=”Para ajudar com doações ou como voluntário, entre em contato pelo e-mail pcrescer@hotmail.com ou ainda pelo telefone (31) 3450-1829″ animation_type=”bounce” animation_direction=”up” animation_speed=”0.1″][/tagline_box]

Para você

Entre em contato

Redes sociais

Todos os direitos reservados © 2022