Posicionamento da Igreja do Evangelho Quadrangular Internacional sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo

No último dia 26, a Suprema Corte norte-americana legalizou o casamento gay em todos os estados do país. Segundo a instância máxima da Justiça dos Estados Unidos, é inconstitucional uma lei federal que define o casamento como “a união entre um homem e uma mulher”. Com isso, a legalidade do casamento gay é assegurada no país. Além disso, os juízes argumentaram que a proibição do casamento entre duas pessoas de mesmo sexo afronta a Quinta Emenda da Constituição, que estabelece que as pessoas são igualmente livres.

O pais, é o maior com o numero de cristãos protestantes do mundo. A decisão histórica obriga todos os estados que possuem leis proibindo o casamento gay a reconhecê-lo. Antes, o casamento entre pessoas do mesmo sexo era proibido em 14 estados norte-americanos. Na Suprema Corte, a lei foi aprovada por 5 votos a 4.

A Igreja do Evangelho Quadrangular tem sua sede mundial localizada na cidade de Los Angeles. Em carta aberta, o Pastor Glenn C. Burris Jr., presidente internacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, dando o posicionamento da Igreja do Evangelho Quadrangular sobre o casamento gay.

Confira:

Prezado Ministro:

Acordei esta manhã com notícias de toda parte sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal acerca de casamento para pessoas do mesmo sexo. Já li muitas respostas variadas de diferentes partes do país. Pensei em você e na influência que você tem como líder no nosso movimento e na sua comunidade.

Um de nossos pastores escreveu: “Nosso foco deve ser nos relacionar com uma cultura que sempre muda aonde somos chamados, com graça e sem medo para sermos sal e luz, e ao mesmo tempo sermos fieis às convicções bíblicas fundamentais.”

Outro compartilhou estas palavras: “Nós devemos dizer o que Jesus revelou, e falar como Ele – com misericórdia e num convite a uma nova vida.”

A decisão do Supremo Tribunal Federal deixou alguns com raiva, outros com desilusão, alguns alegres, e outros frustrados, mesmo dentro do próprio tribunal. Alguns estão confusos sobre quais as considerações jurídicas  para pastores e suas igrejas. Ainda outros crêem que este é um despertar para a igreja para ministrar com compaixão e clareza.

O amor sem a verdade é irresponsável, mas a verdade sem o amor é insensível.

Se você for questionado sobre a posição da Igreja Quadrangular, ou se alguém lhe pedir para celebrar um casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, a seguinte declaração é oficial da Igreja Quadrangular, e  aprovada pelo Conselho Nacional da Igreja Internacional Quadrangular (ICFG):

Igrejas Quadrangulares entendem o casamento como uma aliança bíblica entre um homem e uma mulher, portanto pastores Quadrangulares são autorizados a celebrar casamentos somente entre um homem e uma mulher.

Esta referência é ao estatuto artigo 14.4b (EUA), que fala de responsabilidades pastorais, que diz: “Evangelizar a comunidade, buscando a salvação de almas, edificando a igreja, e fortalecer a vida cristã na igreja ao pregar, ensinar e liderar cultos, e administrar ordenanças, inclusive o casamento entre um homem e uma mulher. “

Estamos também produzindo materiais para pastores Quadrangulares para lhe ajudar,  melhor equipando sua liderança bíblicamente, teologicamente, pastoralmente e juridicamente, para liderar a sua igreja e ministérios no meio de valores culturais que sempre mudam. Uma lista de materiais será enviado logo com considerações jurídicas acerca da decisão do Supremo Tribunal. Pretendemos comunicar contigo acerca deste assuntos o quanto for necessário, e estaremos recebendo também perguntas que você tiver.

É interessante que Jesus nunca vacilou na suas convicções do Reino de Deus, mas ele também sempre liderou de uma forma que pessoas eram atraídas a ele, mesmo que seus valores discordassem das dEle. Ele se sentiam seguros, podiam ser honestos, e suas vidas eram transformadas pelo poder da presença dEle. Ele conseguia se relacionar com as pessoas de tal forma que as pessoas queriam abraçar e caminhar na verdade que Ele ensinava e exemplificava – isto é transformação do Reino de Deus!

Lhes escrevo pessoalmente hoje, não como uma pessoa sem pecado, mas como um pecador salvo pela graça. Minha oração pela Igreja Quadrangular é que sempre andemos em humildade, tenhamos coragem em nossas convicções, sejamos luz nas trevas, um lugar de cura para os machucados, um estandarte da verdade, uma comunidade de compaixão para pessoas não amadas, e que responderemos com alegria ao chamado de ivvermos de uma forma que abra a porta de salvação para todos.  Por favor se una a mim nesta oração, e que o Deus imutável dos fundadores desta nação guiará nosso país nestes dias incertos.

Buscando a presença dEle,

Glenn C. Burris Jr.

Presidente, Igreja Quadrangular

O texto original foi publicado em inglês com traduções em português e espanhol.

Para você

Entre em contato

Redes sociais

Todos os direitos reservados © 2022