A Secretaria Geral de Missões, tendo em sua base atender a todos os povos e etnias, envia missionários às comunidades indígenas com o propósito de aprender a língua, cultura e costumes, a fim de desenvolver um trabalho de evangelização.
Hoje, no Brasil, existem mais de 300 mil índios com cerca de 340 etnias distintas e mais de 180 línguas diferentes. Devido à complexidade da língua indígena, apenas 26 possuem o Novo Testamento completo traduzido em seus idiomas e outras 59 com traduções inacabadas. Com isso, há um grande desafio missionário, pois mais de 120 tribos necessitam da tradução das Escrituras.
Neste sentido, a SGM desenvolve um trabalho missionário que visa levantar lideranças indígenas que possam pastorear os próprios índios através de relacionamento, testemunho, discipulado e tradução da Bíblia. Hoje há projetos com as etnias Kaxinawás, Parakanãs, Macuxis e Pataxós.
A etnia Kaxinawá está localizada no estado do Acre. Os missionários nesta região realizam reuniões todos os dias com a comunidade, trabalham com treinamento de líderes autóctones e desenvolvem projeto de alfabetização.
Outro projeto é o dos Parakanãs, localizado no estado do Pará, onde é desenvolvido o trabalho de alfabetização e reforço em escolas, preparo de materiais didáticos e tradução da Palavra de Deus na língua nativa.
[imageframe lightbox=”yes” style=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”center” animation_type=”bounce” animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″][/imageframe]
Fonte: Portal BR4 | Por Raquel Freire