A música cristã ou música gospel, como é popularmente conhecida, é uma das mais vendidas no Brasil. Perdendo apenas para o sertanejo, o seguimento impressiona pelos números e tem aberto espaço para seus interpretes nas mídias seculares. Cantores como Aline Barros, Fernanda Brum, Ana Paula Valadão estão frequentemente entre programas populares e suas músicas tem se destacado e feito grande sucesso.
2015 não foi um ano que trouxe muitos lançamentos e entre os CDs mais vendidos, destacam produções datadas de anos anteriores. A lista foi divulgada pelo site News Gospel, que divulga com periodicidade os lançamentos mais vendidos. Anderson Freire que te se destacado com suas composições, tem suas músicas ministradas nas igrejas, é o campeão de vendas deste ano. Confira abaixo a lista dos mais vendidos de 2015.
1.Raridade – Anderson Freire – 100.000 cópias
Lançado em 2013, o segundo disco solo de Anderson Freire, “Raridade”, foi o mais vendido do ano. Com vendas totais estimadas em mais de 370 mil cópias, esse projeto foi responsável por revelar ainda mais o cantor ao Brasil. As canções “Efésios 6”, “Raridade”, “A Igreja vem” e “Acalma o meu coração” se tornaram verdadeiros hits, que contribuíram para que o CD vendesse como se fosse lançado hoje.
- Galileu – 76.000 cópias
Lançado em Setembro de 2015, “Galileu” surpreendeu em meio às baixas vendas de CDs e DVDs no meio gospel. O mais recente trabalho de Fernandinho traz a música homônima do projeto como o single, que tem contribuído para com as vendas do álbum. O projeto está bem próximo de conquistar Disco de Platina. Com esses bons resultados, podemos esperar a gravação de um novo DVD do cantor neste ano.
- Da Eternidade – 63.000 cópias
Ganhador do Grammy de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, o CD “Da Eternidade” de Fernanda Brum foi lançado no início de 2015, trazendo as canções “Efésios” e a regravação de “O que a Tua glória fez comigo? como destaques. O projeto conseguiu vender muito bem, apesar de ter demorado um pouco, deverá conquistar Disco de Platina no primeiro semestre deste ano.
4.Tetelestai – 54.000 cópias
Gravado em maio de 2014, porém lançado apenas em agosto de 2015, o último disco da série do Diante do Trono “Tetelestai”, conquistou Disco de Ouro bem rápido. Porém, o projeto demorou um pouco para sair da primeira tiragem. Através da nova parceria do grupo com a OniMusic, uma nova tiragem foi lançada, em uma versão acrílica que deverá ser mantida, fazendo da anterior em digipack uma “edição limitada”.
5. Anderson Freire – Ao Vivo – 45.000 cópias
Em menos de um mês de lançamento esse projeto já havia conquistado Disco de Ouro, e hoje está bem próximo de 100 mil cópias, sendo Disco de Platina. Em 2015 o álbum vendeu um pouco mais do que em seu mês de lançamento e se tornou um dos mais vendidos do ano. Com esse ritmo absurdo de vendas, lançamento de novo álbum neste ano, é bem provável que em breve o cantor tenha 1 milhão de discos vendidos em poucos anos de carreira.
6.Tente um pouco mais – Rose Nascimento – 40.000 cópias
Esse foi o projeto ao vivo que marcou a estreia de Rose Nascimento na Som Livre. Com regravações do álbum anterior “O menor da casa”, o disco contou com a produção de Sérgio Assunção e ainda com as participações especiais de Robson Monteiro e Marcelo Nascimento. A canção que dá título ao disco foi escolhida como single de divulgação, e apesar de ser uma regravação, conseguiu uma boa repercussão.
- O maior troféu – Damares – 35.000 cópias
Assim como “Raridade”, “O maior troféu” de Damares foi lançado em 2013. Com a produção de Melk Carvalhedo e Emerson Pinheiro, o projeto vendeu muito bem em 2015, e a prova disso é ele estar constando nessa matéria. A canção que dá título ao álbum, “A dracma e o seu dono” e “Essência da Adoração” foram os destaques do CD. Já foi certificado como Disco de Diamante e deve continuar a vender bem até o lançamento do próximo álbum da cantora.