Uma notícia triste pegou a todos de surpresa na madrugada desta terça-feira (29). O avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu na madrugada e segundo autoridades colombianas, há mais de 70 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín.
Até o momento, as informações sobre o número de corpos resgatados do local do acidente variam. Na última atualização, a polícia de Antioquia diz que 65 corpos foram encontrados, e 63, resgatados. A Unidade Nacional de Gestão de Riscos fala em 50 corpos. A Cruz Vermelha informou 60, e o governador do estado falou que foram encontrados 64 corpos.
Segundo as autoridades colombianas, a aeronave levaria 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. No entanto a lista inclui quatro que não embarcaram e estão vivas. Não há confirmação se outras pessoas embarcaram no lugar delas.
O vice-presidente da Chapecoense, Ivan Tozzo, disse que um grupo de médicos embarca nesta terça para Medellín para identificar os corpos, que devem ser liberados a partir de quinta-feira. Segundo ele, a ideia é fazer um velório coletivo no estádio do time.
Jogadores também eram membros da IEQ de Chapecó
Uma mistura de comoção e sentimento de tristeza toma conta de todo o país. De maneira especial, a cidade de Chapecó, município de Santa Catarina. Familiares, amigos e torcedores estão de luto por este fatídico acidente.
A equipe do Portal Quadrangular entrou em contato com o Conselho Estadual de Santa Catarina e recebeu a confirmação de que alguns dos jogadores eram membros ativos da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Jardim Itália. Os pastores locais da Igreja, Pr. Sérgio Ataíde Barbosa e a Pra. Denise Barbosa estavam em viagem e já tomaram conhecimento da tragédia. Regressando para o Brasil, eles irão se pronunciar sobre o acidente que deixou mortos e feridos.
Anderson Fronza, diretor de diaconato da IEQ Jardim Itália, conversou com nossa equipe e disse que o momento é de desolação e tristeza: ” A cidade está de luto total, assim como toda igreja. Oramos pelas famílias para que Deus traga conforto. Todo o Brasil está de luto neste momento e nossa cidade vive este momento que hoje, é de luto”, afirma. Anderson, ainda confirmou os nomes dos jogadores que eram membros da IEQ que ele congrega. São eles: Bruno Rangel,Willian Thiego, Helio Zampier Neto, Marcelo Augusto, Dener Assunção Braz, José Paiva (Gil) e Ananias Maia.
Nas redes sociais, os pastores deixam sua mensagem de apoio à todos. O presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, Pr. Mario de Oliveira, fez uma bela homenagem de apoio ao time. Assim, como os pastores Antônio Genaro, Stefano Aguiar, Bianca de Oliveira e o Portal IEQ Brasil. O pastor Leandro Genaro compartilhou a seguinte mensagem: “Lamento profundamente o ocorrido na madrugada desta terça-feira (29), com o avião que transportava a delegação da Chapecoense e jornalistas de vários veículos de mídia para Medellín. Venho aqui externar minhas sinceras condolências à família, neste triste e delicado momento. Que Deus conforte o coração de cada um.”
Aguardamos mais informações deste lamentável acidente. No momento, o que podemos fazer é nos posicionarmos como igreja e clamarmos pelas famílias e amigos. Neste momento de dor, que o Espírito Santo de Deus seja o nosso consolo.
Por Leonardo Moura com informações do G1