Superintendentes de todo o estado de Minas Gerais e familiares participaram, nesta terça-feira, dia 13 de junho, em Belo Horizonte, de um almoço em comemoração aos 80 anos de vida do Rev. Antonio Genaro, Presidente Estadual do CED-MG e um dos pioneiros na implantação da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil e no estado.
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na festividade, que contou com homenagens especiais. Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a um emocionante vídeo de retrospectiva, retratando a história do pastor e missionário que dedicou sua vida a ganhar almas para o Reino de Deus e à expansão da igreja no estado e no Brasil.
O Rev. Mario de Oliveira, Presidente Nacional da IEQ e irmão do pastor Antonio Genaro, emocionou a todos com um discurso, relembrando momentos passados ao lado do irmão, desde a infância difícil na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, até o início do ministério e as provações que ele enfrentou. Além disso, destacou a vitória que Deus concedeu a ele em todas essas circunstâncias.
O Pastor Valdivino Mariano, Vice Presidente do CED-MG, conduziu uma oração em agradecimento pelo aniversário do pastor Antonio Genaro, que completou mais um ano de vida. Em seguida, seu filho, o pastor Leandro Genaro, convidou todos a cantarem os parabéns.
História de vida e legado
Nascido no dia 13 de junho de 1943, na cidade de Guaimbê, São Paulo, Antonio Genaro Oliveira é filho de Margarida Genaro (in memoriam) e de Antenor Oliveira (in memoriam). Em 1980, casou-se com Rosemary Andrade Oliveira, com ela tem três amados filhos, Leandro, Rafael e Ana Elisa (in memoriam); duas noras Gabriela e Jessica e um neto, o pequeno Antônio Genaro Oliveira Neto, nome escolhido em sua homenagem.
Desde muito cedo precisou aprender a sobreviver ao se deparar com as necessidades da vida. Nos poucos momentos em que podia ser criança, entre o trabalho e a escola, ingressou no primário aos oito anos de idade. Com muita inteligência, traço nato de sua personalidade, construiu sozinho o carrinho de mão feito de caixote onde ele e o irmão Mario, carregavam esterco para vender e lenha para acender o fogão onde a mãe cozinhava as marmitas que vendia.
Em 1963, aos 20 anos de idade, se converteu a Cristo em um culto da Cruzada Nacional de Evangelização. Foi entregador de pão, engraxate, trabalhou na redação do jornal a Folha do Povo e ainda servente de pedreiro, quando decidiu largar tudo para pregar o Evangelho.
Iniciou seu ministério no Rio Grande do Sul onde abriu, estabeleceu e reergueu obras. No Nordeste, levou o Evangelho Quadrangular para o Pernambuco, onde abriu a igreja em Recife. Pregou a Palavra com paixão e coragem; passou fome, frio, necessidades, humilhações e, ainda, foi preso durante o regime militar, apenas por pregar a Palavra de Deus, o que desagradava os religiosos da igreja católica.
Após completar sua missão em Recife e atendendo ao pedido do irmão Mário, foi para Belo Horizonte, para ajudar na recém-inaugurada Primeira Igreja (IEQ), em um galpão no bairro Carlos Prates. Seu trabalho e dedicação cresceram e se expandiram. Depois de abrir algumas obras na capital, partiu para o Bairro das Indústrias e em sequência para o Jardim Industrial.
De suas mãos vieram muitas obras, dessas surgiram outras que se espalharam não só pela região, mas também além dela. Seguia abrindo igrejas e supervisionando seus pastores na abertura de novas obras. Sua igreja havia se tornado um verdadeiro celeiro de avivamento espiritual.
Visionário, implantou a Escola Bíblica Dominical e também o primeiro curso de obreiros da Igreja do Evangelho Quadrangular, o ITQ (Instituto Teológico Quadrangular). Com a capacitação dos obreiros, a igreja ampliou sua presença por todo o estado e, em 1987, assumiu a posição de presidente da recém-criada Superintendência Metropolitana; estabelecida para fornecer suporte e fiscalizar o trabalho pastoral da igreja. Até os dias atuais, ele continua ocupando esse cargo com dedicação, amor e sabedoria, liderando o Conselho Estadual de Diretores de Minas Gerais (CED-MG), sendo nomeado para essa posição em 2000.
Na década de 1980, especificamente em 1982, candidatou-se a vereador em Belo Horizonte. Naquele ano, para a glória de Deus e honra da Igreja, foi eleito com 23.411 votos, tornando-se o vereador mais votado de Minas Gerais na época. Em 15 de março de 1983, tomou posse juntamente com os primeiros governadores eleitos por voto direto, assumindo seu papel como representante da igreja de Cristo na Câmara Municipal, onde exerceu o cargo de vereador durante quatro anos, de 1983 a 1986.
Após este período, passou a integrar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALEMG), quando eleito Deputado Estadual. Trabalhou sete mandatos consecutivos, de 1987 a 2015. Ao longo desses 28 anos no legislativo mineiro, demonstrou uma atuação exemplar digna de orgulho.
Sua trajetória política e ministerial como pregador da palavra de Deus, pastor pioneiro na abertura de obras e representante da Igreja de Cristo, foi marcada por princípios sólidos nos poderes legislativos municipal e estadual. Seus esforços renderam-lhe diversas condecorações, homenagens e um reconhecimento que vai desde as mais altas autoridades até o mais humilde indivíduo.
Estudou inglês, língua em que é fluente e licenciado. Foi 1º Vice-Presidente do CND no período de 1995 a 1999. Desafiou inúmeros paradigmas, dentro e fora da igreja. Como pioneiro da obra, desbravou territórios e abriu caminhos para que a igreja crescesse e se expandisse através do seu trabalho de evangelizador em tempo integral, motivado apenas pelo o amor a Deus e às almas.
No ano em que a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil celebra seu 72º aniversário, comemoramos a presença de quase 13 mil igrejas, incluindo congregações e novas obras, espalhadas por todo o território nacional. Apenas em Minas Gerais, são cerca de 2 mil igrejas, e na região metropolitana de Belo Horizonte, aproximadamente 900. Tudo isso é fruto da coragem e do desprendimento de homens como o pastor Antônio Genaro, que hoje aos 80 anos de idade lidera com sabedoria mais de 6 mil pastores no Conselho de Diretores de Minas Gerais – CED, para a honra e glória de Deus.
Rendemos graças a Deus pelos 80 anos de uma grande história que tem marcado gerações. Seu legado nos impressiona por tantos frutos. Que o Senhor derrame bênçãos sem medidas sobre sua casa, sobre sua família e seu ministério. Te amamos e honramos o seu legado, Pastor Antonio Genaro. Confira as fotos.