Quarenta missionários da SGM (Secretaria Geral de Missões) de diversas regiões do Brasil se uniram, na última semana, em um esforço solidário para ajudar a comunidade de Canoas, Rio Grande do Sul, na limpeza e restauração de móveis, pertences e residências afetadas pelas enchentes que atingiram o estado. Os voluntários, vindos do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, dedicaram sete dias para remover entulhos, limpar casas e restaurar móveis em 28 lares e duas igrejas.
A iniciativa é da SGM, liderada pela Secretária Nacional de Missões, Pra. Ana Paula Vasconcellos, em cooperação com a Secretaria Estadual de Missões do Rio Grande do Sul (SEM), coordenada pelo Pr. Paulo César, Secretário Estadual. As missionárias da SGM que encabeçaram a ação foram as pastoras Miriã Martini e Érica Ribeiro, elas conduziram a equipe no dia 26 de maio para cidade de Canoas afim de atender a uma necessidade emergente da cidade.
As equipes priorizaram a assistência a casas de idosos e mulheres que vivem sozinhas, garantindo que os mais vulneráveis recebessem ajuda imediata e essencial. Além da limpeza das casas, o grupo também contribuiu com a restauração de duas igrejas locais, que haviam sido danificadas e ajudando nos centros de distribuição de doações da IEQ. O projeto Canguru, também recebeu atenção especial dos missionários, que se dedicaram a revitalizar o espaço para que pudesse voltar a servir à comunidade.
De acordo com as pastoras da missão, a resposta da população foi bastante positiva, com muitos moradores expressando gratidão pelo trabalho realizado. A SGM já anunciou que enviará novos missionários nas próximas semanas para dar continuidade a força tarefa. Devido à logística, as primeiras equipes sairão de Santa Catarina e do Paraná, estados mais próximos da região. Posteriormente, no dia 25 de junho, missionários de outros estados também serão enviados.
Trabalho incansável
Além dos missionários de outros estados enviados pela SGM, os missionários da SEM-RS e da ETMQ (Escola de Treinamento Missionário Quadrangular do Rio Grande do Sul) estão se empenhando incansavelmente nesses esforços. Com as águas baixando, eles conseguiram iniciar as limpezas nas casas e igrejas, ajudando a retirar todo o material a ser descartado. Os Artistas de Cristo 1ª IEQ de Curitiba também estão presentes, contribuindo na limpeza e levando o amor de Cristo à comunidade e a todos que estão sofrendo nesse momento de fragilidade.
Como ajudar
A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma igreja que tem em sua essência o DNA missionário, sendo fundada com a missão de amar e servir ao próximo. As doações para o SOS Rio Grande do Sul continuam. Você pode contribuir com os seguintes itens:
– Roupas para frio (blusas, moletom, calças, casacos);
– Produtos de limpeza;
– Materiais para limpeza (rodos, vassouras, pás, enxadas, luvas, escovão);
– Água e alimentos não perecíveis.
Você também pode doar financeiramente através da chave Pix: sos.rs@sgaf.org.br