Pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular no Bairro Inconfidentes em Contagem, Rafael Genaro dedica parte do seu tempo a implantação da visão celular na sua igreja e a Coordenadoria Estadual de Jovens. Além disso, ainda apresenta o programa A Luz da Palavra na Rádio 107,5 Fm. Encontramos com o Pr. Rafael no CED (Conselho Estadual de Diretores) para falar mais sobre ministério e sobre o seu programa. Confirma abaixo uma entrevista exclusiva para o Portal Quadrangular.org
Portal Quadrangular: Pastor Rafael, hoje você está à frente do programa “A Luz da Palavra” na rádio 107 FM. Levar a palavra de Deus já é um grande desafio, agora, levar a palavra de Deus em um meio de comunicação que alcança milhares de pessoas é algo ainda maior. Como você encara este desafio?
Pastor Rafael Genaro: Encaramos este desafio com muita responsabilidade. Nós temos que transmitir algo para milhares de pessoas, muitas vezes de 100 a 150 mil pessoas, dependendo do pico de audiência um número muito maior. E fazemos isso para as pessoas que vão receber esta palavra tem que ser pregada com muita responsabilidade pra não levar um evangelho errado, um evangelho inventado, mas sim um genuíno evangelho. Temos encarado isso com muita responsabilidade e pedindo a Deus que nos abençoe e nos de graça. Eu creio que é só o começo. O programa A luz da Palavra vai continuar sendo este veículo maravilhoso e levando a palavra de Deus pra todo mundo.
PQ: E como veio o convite para apresentar o programa?
RG: O convite veio pelo Pastor Jerônimo Onofre da Silveira, pastor do Templo dos anjos, um grande amigo e líder da 107. Ele me convidou pra fazer este programa, dentro daquilo que foi a proposta do horário e aceitei este desafio. Confesso que no início fiquei um pouco nervoso por iniciar em um programa com uma audiência muito grande. Hoje sou feliz por ter aceitado e firmado este compromisso e sou grato por ser um instrumento de Deus dentro da rádio.
PQ: Já que falamos de audiência do programa, a 107 FM está entre as 4 mais ouvidas do estado. O programa tem um grande impacto na vida de evangélicos, mas alcança também um público não evangélico. São pessoas que estão sendo abençoadas com estas palavras. Como você encara isso?
RG: Esse é um detalhe muito importante de ser lembrado. Nós temos observado isso e é algo que eu tenho procurado fazer, por que a palavra de Deus não é restrita ao povo evangélico. E tendo este público de pessoas que talvez sejam católicas, espíritas e pessoas que não tenha religião nenhuma e até mesmo um ateu, temos então um desafio. O evangelho é justamente isso, quebrar estas barreiras e estas dificuldades. É bom lembrar que Jesus não veio a esta terra fundar uma religião, ele veio trazer o seu reino. Então o reino de Deus é pra todo aquele que crer. Quando nós falamos de religião, nós estamos colocando barreiras entre os homens, quando nós falamos de Jesus Cristo dos evangélicos, falamos de um reino que abrange todo aquele que nEle crê. É algo muito importante de ser falado e ser lembrado. O que temos buscado levar através das ondas de rádio, é justamente isso. Fazer com que as pessoas se sintam a vontade em ouvir a palavra de Deus. E que todos sejam agregados não por fazer parte do povo evangélico, mas por buscar uma palavra que tenha haver com o Reino de Deus. Esse é nosso chamado, levar a palavra a toda criatura.
PQ: O ministério pastoral já é desafiador por si só. Como é conciliar este ministério, a coordenadoria estadual e de jovens e o programa?
RG: Confesso que não é uma tarefa fácil. Mas, ainda muito novo eu disse “Deus eu quero ser usado pelo Senhor” e quando você fala “Me envia”, Ele te ouve e envia para muitas coisas. O ministério da minha igreja local, Quadrangular do bairro inconfidentes em Contagem tem crescido muito. Nós estamos trabalhando em células e um pastor que tem uma igreja em células, trabalha de segunda a segunda. Assim, me organizo para que eu possa cumprir meus compromissos e fazer as viagens pela coordenadoria aos sábados e às vezes nas sextas-feiras. Quero cumprir esse chamado levando esta mensagem aos jovens de todo o estado de Minas Gerais. E o programa a Luz da palavra é um programa diário, de segunda a sexta. Então, é um grande incentivo conseguir colocar tudo dentro de uma agenda. Mas, com tudo organizado e bem feito com os horários certos, alcançamos todos os propósitos. Não adianta fazer várias coisas e não fazer nada direito, o importante é fazer com excelência. Tenho procurado fazer isso e Deus tem me dado graça.
PQ: Gostaria de dexiar um convite para que nossos leitores possam ouvir o seu programa diariamente?
RG: Quero deixar um convite a todos que acompanham o Portal Quadrangular pra nos acompanhar também no programa a Luz da Palavra. Estamos no ar de segunda a sexta feira, às 21 horas, na 107, 5 FM, a rádio do povo de Deus. Com certeza Deus vai falar com você, falar com sua família. Deus vai te dar uma palavra para que você possa perseverar e ser encorajado a continuar firme. Fica aqui o meu convite, temos um encontro diário as 21 horas na rádio 107 FM.
[youtube id=”2idQAo4g6vY” width=”600″ height=”350″ autoplay=”no” api_params=””]